PETERSON LAURIANO DA SILVA SANTANA
COMBATENDO AS HERESIAS NO SEIO DA IGREJA
Monografia apresentada na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do ano 2019, Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade UNIGRAN- Centro Universitário da Grande Dourados, para obtenção do grau de Graduado em Teologia.
Orientador Professor Sergio Nogueira.
2019
RESUMO
O presente trabalho objetivou em estudos bibliográficos na perspectiva de encontrar respaldo para escrever sobre igreja que praticam seitas desde o inicio da era crista, ate os dias de hoje, objetivo este para alertar as igrejas compromissadas com a causa deixada por Cristo e seus exemplos a serem seguidos, exemplos estes baseados no amor e perdão. A principal importância desta pesquisa é alertar a igreja de Cristo por mais inofensiva que pareça doutrinas disseminadas no seio da igreja que não tem nenhum respaldo bíblico e nunca foi mencionada por Jesus Cristo e nem por nenhum autor da bíblia, por inofensivo que aparenta serem estas doutrinas, devem ser refutadas e combatidas e expurgadas do seio da igreja. As heresias sempre estiveram presentes na igreja desde o inicio, na época do apostolo São Paulo, atravessou anos e estas praticas heréticas foram combatidas pelos pais da igreja, pais Apostólicos e pais Apologétas, do período da patrística, anos, séculos se passaram ate nos dias atuais, heresias de diversos seguimento ainda perduram , mudaram as roupagem , mas a nocividade continua a mesma, dano que se não combatido pode e poderá fazer um estrago gigantesco e sem volta no seio da igreja de Jesus Cristo.
O estudo procurou de uma forma enxuta passar nas mais diversas heresias que existiu ate os dias de hoje.
PALAVRAS-CHAVE: Heresias, Seio da Igreja.
ABSTRCT
The present work objectified in bibliographical studies in the perspective of finding support to write about church that practiced sects from the beginning of the Christian era, until the present day, this objective to alert to the committed churches with the cause left by Christ and its examples to be followed, examples based on love and forgiveness. The main importance of this research is to warn the church of Christ no matter how harmless it may seem to spread doctrines within the church that has no biblical support and was never mentioned by Jesus Christ or by any author of the bible, as harmless as these doctrines appear to be, must be refuted and combated and expunged from the bosom of the church.
Heresies have always been present in the church since the beginning, during the apostle's time in São Paulo, years passed and these practices were opposed by the fathers of the church, the Apostolic father and the Apologetic fathers, from the patristic period, years, centuries passed until the days Today, heresies of various followings still exist, they have changed their dress, but the noxiousness remains the same, an injury which, if uncontested, can and will do a gigantic and unrevealed damage in the bosom of the church of Jesus Christ.
INTRODUÇÃO:
As heresias são práticas adotadas desde os primórdios da igreja, já na era patrística onde os pais Apostólicos e Apologétas defenderam com afinco o evangelho e a pureza da igreja, combateram tais praticas, com a palavra de Deus que é a base do cristianismo é incontestável, pois a mesma é o fundamento do cristianismo.
Mesmo antes dos pais defenderam a fé genuína e o puro evangelho, a bíblia fala sobre o apostolo Paulo mesmo preso envia carta a Colosso, para combater algumas praticas heréticas que surgiu de mestres judeus que se converteram, a bíblia diz que o pastor Epafras foi levar uma oferta a Paulo em que se encontrava em cárcere, preocupado com uma doutrina herética que surgira no seio da igreja doutrina esta agnóstica, neoplatônica e fundamentalista, Epafras um pastor preocupado com o andamento da saúde espiritual da igreja recorre a Paulo que escreve:
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. (BÍBLIA ,Cl .2.8-16,)
A Origem das Heresias.
Quando se fala de heresias ou herege Barbosa (2016) nos diz que somos levados aos primórdios da igreja e da historia do cristianismo, onde esta palavra foi bastante utilizada até os dias de hoje, ao falar dos primórdios do cristianismo. No inicio era apenas um movimento religioso fundado por Jesus sem grandes preocupações por parte do governo que acreditava que era um movimento sem grandes impactos, pois o movimento era em sua grande maioria realizada e praticada por pessoas simples e semianalfabetas da sociedade.
Com o passar do tempo este movimento foi reprimido por parte do império, que acreditava que o findaria, mas este pequeno movimento foi se tornando concreto e maior até que no século III e finalzinho do mesmo o imperador Constantino se converte a esta nova religião, e seu filho e outros imperadores tornam este movimento oficial do governo, com esta oficialização foi necessário criar algumas regras e pontos para saber o que podia e não podia ser adotado.
Foram criados os Concílios, onde eram tratados quais praticas eram permitidas quais praticas não eram permitidas, o primeiro Concilio realizado foi o Concilio Nicéia 325 D.C. após o Concilio de Jerusalém, onde foi discutida a doutrina trinitária e sobre a Cristologia, Atingiu o consenso que Cristo era eterno, segundo o credo, “uma encarnação divina, (chamada de "homoousios"), que significa consubstancial com Deus Pai , em uma só pessoa, porém com duas naturezas : completamente divina e completamente humana, qualquer que divergissem desta ideias eram tidos como hereges, puníveis de morte. Vários outros concílios forma realizados onde eram tradadas sobre temas concernentes as doutrinas e praticas, no ano 381 d.C. o concilio de Constantinopla, em 481 o concilio de Éfeso, em 451 o concilio de Calcedônia, em 553 o terceiro concilio de Constantinopla, em 681 o segundo concilio de Constantinopla.
Nesses concílios forma temas e dogmas forma decido os que eram para serem aceitos e quais não eram aceitos, como a igreja católica apostólica romana era a igreja oficial do império, e todos que estavam debaixo de seu domínio não poderiam discordar destes dogmas, e em alguns casos estas discórdias eram punidos de morte.
Com os concílios concretizados e os temas e dogmas corretos a luz dos concílios, qualquer que divergissem dos que foram tidos como corretos eram puníveis de morte, e eram excomungado da igreja e tido como herege, a palavra herege segundo o site significados.com. br significa: escolha, opção, palavra de origem grega que seu radical é háiresis, quando alguém pensa diferente de um sistema ou religião.
“Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias ideias, ou as ideias de outrem, em matéria de religião. Em resumo, é o abandono da verdade”; (OLIVEIRA, 2002.pág.1)
Pratica esta perigosa, pois afasta as pessoas da vontade e querer de Deus, pois quem as pratica se afastam da bíblia e suas doutrinas, somente com a luz do evangelho pode ser combater tais praticas tão arcaica e tão moderna, que mesmo com o passar dos anos sempre existiu no seio da igreja.
As heresias sempre estiveram presentes na vida da igreja desde a mais remota igreja até a mais moderna, sempre esteve presente e sempre foi combatida a luz do evangelho, tal pratica maculam e machucam a igreja, distorcem a bíblia e seus ensinamentos trazendo consequências irreversíveis à igreja.
Principais heresias dos quatro primeiros séculos.
Arianismo
Segundo Silva (2009) Arianismo é conjunto de ensinamentos de Ario que vivera nos anos 265 -356 d.C., não acreditava na divindade de Cristo, negava a encarnação de Deus em forma humana., acreditava ele que isto aproximaria o cristianismo com o paganismo, por este motivo criara esta doutrina herética:
“Ele e seus seguidores negavam a divindade própria de Cristo. Ário desenvolveu sua doutrina com base em especulações teológicas gregas, que floresceram no gnosticismo. Foi uma elaborada tentativa de definir a relação de Cristo para com Deus, segundo a razão natural”. (Champlin, Enciclopédia de bíblia, teologia e filosofia vol. I , 271.)
“Esta doutrina logo foi confrontada em um concilio de Niceia convocada pelo imperador Constantino no ano 325 d.C. , onde Atanásio o confrontou veementemente. Ficou decidido neste concilio as seguintes questões”. (Champlin, Enciclopédia de bíblia, teologia e filosofia vol. I , 271)
Estes são seus pontos principais: 1. Deus é ímpar e não-gerado (agennetos). Fora de Deus, tudo o mais foi criado ex nihilo (do nada), através da vontade de Deus. 2. O Logos (Cristo) é um intermediário entre Deus e o homem. Ele começou antes do tempo, mas não seria eterno, o que significa que houve tempo em que o Logos não existia, embora Deus já existisse. 3. Segue-se daí que o próprio Logos foi criado por Deus (o Logos foi gennetos). Ele também nasceu (gennetos), o que aponta para a filiação por adoção. 4. O Logos encarnado (Jesus Cristo) é assim inferior a Deus, embora seja objeto próprio da adoração, por causa de sua elevada posição, estando acima de todas as demais criaturas.
Apolinarianismo
Silva (2009) diz que esta heresia e derivada do jovem bispo de Laodicéia da Síria cujo nome era Apolinário (310-390 d.C.), que vai em uma linhagem teológica completamente oposta ao de Ario que acreditava que Jesus não era Deus, Apolinário acredita ao contrario que Jesus não era homem ou seja era somente Deus, refutando assim a doutrina da encarnação, onde um Deus divino se faz carne.
Como Apolinário cria que Jesus era Deus o logos, então não poderia ser tentando pois era Deus, os ensinos de Apolinário foram considerados heréticos no concilio de Constantinopla no ano de 381 D.C., onde os pais Capadócios os teólogos Basílio “O Grande” e o pai Gregório de Constantinopla refutaram veementemente esta teologia tida como herética. Em vida Apolinário atraiu muitos seguidores que após sua morte sua doutrina foi junta.
Nestorianismo
Ainda Silva (2009) dia que esta doutrina derivada de Nestório jovem bispo de Constantinopla e pregador de famoso de Antioquia, ele acreditava que Cristo e sua pessoa humana estavam divido em divididos em vontades dividas, e residindo no mesmo corpo, seus ensinamentos foram refutados no Concilio de Éfeso 431 d.C., e um dos principais opositores foi Cirilo de Alexandria.
Eutiquianismo
Silva (2009) Diz que esta teologia desenvolvida por Eutiques (ou Êutico, 378-454 d.C.), doutrina esta que dizia que a natureza de Jesus Cristo ou seja a natureza divina havia absolvida a natureza humana, trazendo varias consequências pois esta teologia anula Cristo como verdadeiro Deus e Jesus como verdadeiro homem, descontruindo assim o plano da salvação.
No ano de 451 d.C. no concilio de Calcedônia esta teologia foi refutada e tida como herética, neste concilio reuniram cerca de 600 bispos, que formularam uma confissão de fé, estas foram algumas das principais heresias que surgiram nos primórdios da igreja no período denominado de patrística:
“Não obstante, temos muitos "doutores e mestres" entre nós, ensinando, orientando, distribuindo o verdadeiro "remédio", que é a doutrina certa, evitando que o nosso povo se intoxique com as falsas doutrinas e heresias que invadem o mundo, e sorrateiramente, a igreja do Senhor Jesus nos dias atuais. (SILVA,2003,p45)
Anos, décadas e séculos se passaram os problemas heréticos permanecem algumas igreja do século XXI que defendem teologias heréticas, pois são criadas ou por desconhecimento da palavra de Deus ou por motivos particulares e humanos para proveitos financeiros e pessoais.
Algumas denominações que adotam práticas heréticas em pleno século XXI
Segundo Oliveira (2002): “Uma seita é identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos”.
Tais denominações que adotam liturgias e praticas heréticas são fáceis de serem descobertas, pois elas refutam alguns ensinamentos, dentre ela a Bíblia, a pessoa de Deus, a queda do homem e o pecado, a pessoa e a obra de Cristo, a salvação e o porvir, teorias nestas que contrariam os ensinamentos bíblicos.
Catolicismo Romano
Algumas das doutrinas heréticas da igreja, segundo Oliveira (2002), Igreja esta uma das mais antigas que se tem conhecimento, teve seu início em meados do século III, quando Constantino se converte e o império começa a olhar com outros olhos o movimento cristão, passou após Constantino ser igreja oficial do estado, com este casamento algumas doutrinas deixaram ser praticadas e outras começaram a ser.
Algumas das doutrinas heréticas da igreja segundo o Oliveira, primeira é o papado, pessoa que assume o lugar de Jesus, segundo a igreja católica apostólica romana o primeiro papa foi Pedro, e posteriormente quando Constantino assume a fé cristã se intitula o pontífice máximo da igreja, cargos estes que a primórdio eram ocupados por imperadores.
Outras praticas heréticas adotadas pelo catolicismo romano:
|
Século |
Ano |
Dogma ou Cerimônia |
|
I-II |
33-196 |
Nesse período da História, a Igreja não aceitou nenhuma doutrina
anti-bíblica. |
|
II |
197 |
Zeferino, bispo de Roma, começa um movimento herético contra a
divindade de Cristo. |
|
III |
217 |
Calixto se torna bispo de Roma, pondo-se à frente da propaganda
herética e levando a Igreja de Roma para mais longe do caminho de Cristo. |
|
III |
270 |
Origem da vida monástica no Egito, por Santo Antônio. |
|
IV |
370 |
Culto dos santos professado por Basílio de Cesaréia e Gregório de
Nazianzo. Primeiros indícios do turíbulo (incensário), paramentos e altares
nas igrejas, usos esses introduzidos pela influência dos pagãos convertidos. |
|
IV |
400 |
Orações pelos mortos e sinal da cruz feito no ar. |
|
V |
431 |
Maria é proclamada a "Mãe de Deus". |
|
VI |
593 |
O dogma do Purgatório começa a ser ensinado. |
|
VI |
600 |
O latim passa a ser usado como língua oficial nas VI celebrações
litúrgicas. |
|
VII |
609 |
Começo histórico do papado. |
|
VIII |
758 |
A confissão auricular é introduzida na igreja por religiosos do
Oriente. |
|
VIII |
789 |
Início do culto das imagens e das relíquias. |
|
IX |
819 |
A festa da Assunção de Maria é observada pela primeira vez. |
|
IX |
880 |
Canonização dos santos. |
|
X |
998 |
Estabelecimento do Dia de Finados. |
|
X |
998 |
Quaresma. |
|
X |
1000 |
Cânon da Missa. |
|
XI |
1074 |
Proíbe-se o casamento para os sacerdotes. |
|
XI |
1075 |
Os sacerdotes casados devem divorciar-se, compulsoriamente, cada um de
sua esposa. |
|
XI |
1095 |
Indulgências plenárias. |
|
XI |
1100 |
Introduzem-se na igreja o pagamento da missa e o culto aos anjos. |
|
XI |
1115 |
A confissão é transformada em artigo de fé. |
|
XII |
1025 |
Entre os cônegos de Lião aparecem as primeiras idéias da Imaculada
Conceição de Maria. |
|
XII |
1160 |
Estabelecidos os 7 sacramentos. |
|
XII |
1186 |
O Concilio de Verona estabelece a "Santa Inquisição". |
|
XII |
1190 |
Estabelecida a venda de indulgências. |
|
XII |
1200 |
Uso do rosário por São Domingos, chefe da inquisição. |
|
XII |
1215 |
A transubstanciação é transformada em artigo de fé. |
|
XIII |
1220 |
Adoração à hóstia. |
|
XIII |
1226 |
Introduz-se a elevação da hóstia. |
|
XIII |
1229 |
Proíbe-se aos leigos a leitura da Bíblia. |
|
XIII |
1264 |
Festa do Sagrado Coração. |
|
XIII |
1303 |
A Igreja Católica Apostólica Romana é proclamada como sendo a única
verdadeira, e somente nela o homem pode encontrar a salvação... |
|
XIV |
1311 |
Procissão do Santíssimo Sacramento e a oração da Ave-Maria. |
|
XV |
1414 |
Definição da comunhão com um só elemento, a hóstia. O uso do cálice
fica restrito ao sacerdote. |
|
XV |
1439 |
Os 7 sacramentos e o dogma do Purgatório são transformados em artigos
de fé. |
|
XVI |
1546 |
Conferida à Tradição autoridade igual a da Bíblia. |
|
XVI |
1562 |
Declara-se que a missa é oferta propiciatória e confirma-se o culto
aos santos. |
|
XVI |
1573 |
É estabelecida a canonicidade dos livros apócrifos. |
|
XIX |
1854 |
Definição do dogma da Imaculada Conceição de Maria. |
|
XIX |
1864 |
Declaração da autoridade temporal do papa. |
|
XIX |
1870 |
Declaração da infalibilidade papal. |
|
XX |
1950 |
A assunção de Maria é transformada em artigo de fé. |
Ainda sobre o catolicismo romano, afirma Oliveira (2002): “A ideia do Purgatório tem suas raízes no budismo e em outros sistemas religiosos da antiguidade. Até a época do papa Gregório I, porém, o Purgatório não havia sido oficialmente reconhecido como parte integrante da doutrina romanista”.
Pratica esta adota até os dias de hoje com intenção claro de livrar os mortos que não foram boas em vida a receberem pelos seus atos, e a principal ferramenta são as missas aos mortos, missas estas que as almas vagam em um lugar de tormenta quando os vivos rogam por elas as livram do inferno e são conduzidas ao céu.
Pratica refutada na bíblia sagrada no livro Lucas passagem do rico e Lazaro.
Havia um certo homem rico”, disse Jesus, “que se vestia elegantemente e vivia todos os dias no prazer e no luxo. 20/21 Um mendigo, chamado Lázaro, cheio de doenças, costumava estar deitado à sua porta; e bem desejava comer ao menos as sobras da mesa desse rico, mas só tinha cachorros que vinham lamber lhe as feridas. 22 Por fim, o mendigo faleceu, e foi levado pelos anjos para junto de Abraão. Também o rico morreu e foi sepultado. 23 Ali, em tormentos, viu Lázaro lá longe com Abraão.
Pai Abraão, gritou tem piedade de mim! Manda Lázaro vir ter comigo nem que seja para molhar a ponta do dedo em água e refrescar-me a língua, pois estou atormentado nestas chamas!’
Filho, respondeu-lhe Abraão, ‘lembra-te de que durante a tua vida tiveste tudo quanto querias, enquanto que Lázaro nada teve. Ele está aqui a ser consolado e tu estás em tormentos. Além disso, há um grande abismo que nos separa e que ninguém pode transpor.
Ó pai Abraão, manda o a casa de meu pai, retorquiu o rico, pois tenho cinco irmãos e é preciso avisá-los para que não venham para este lugar de sofrimentos quando morrerem’.
Mas Abraão declarou-lhe: ‘Têm as Escrituras de Moisés e dos profetas. Ouçam os seus avisos.
Não, pai Abraão. Se alguém de entre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. Se eles não ouvem Moisés e os profetas, não ouvirão nem mesmo alguém que se tenha levantado de entre os mortos. (Biblia, Lucas 16:19-31)
Ainda segundo Oliveira (2002) em seu livro Seitas e Heresias relata no capitulo 26 do referido livro.
Outra pratica herética que deve ser elencada no Catolicismo Romano é a adoção dos livros apócrifos, livros que segunda a tradição judaica não são canônicos, ou seja, inspirados por Deus, Tobias, Judite, acréscimo ao livro canônico de Ester, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque (contendo a Epístola de Jeremias), Cântico dos Três Santos Filhos (acréscimo a Daniel), História de Susana e Bel e o Dragão (também acréscimos a Daniel), 1 e 2 Macabeus.
Varias outras praticas adotadas pelo Catolicismo Romano que a torna seguidora e difusora de heresias.
Tertuliano afirmou: "Cristo se intitulou a Verdade, mas não a tradição... Os hereges são vencidos com a Verdade e não com novidades". (OLIVEIRA, 2002, p.20)
Verdades estas fundamentadas na palavra de Deus, e não a interpretações pessoais.
Outra igreja que adota pratica herética é o Espiritismo.
Segundo Oliveira (2002) é uma religião muito antiga, pratica esta que se comunica com os mortos e buscam orientações, esta religião teve seu retorno em meados 1847 quando americanas Margaret e Gate de doze e 10 anos respectivamente da cidade de Nova York Estados Unidos da América ouviram sons, a principio acreditava se que era camundongos e ratos que faziam estes sons, este fato foi observado com outros olhos quando os lençóis de suas camas eram arrancados por mãos invisíveis, e uma das meninas sentiu um toca de mão em seu rosto, e os moveis da casa e começaram a se mover.
Com estes acontecimentos que teve bastante cobertura da mídia, ele foi crescendo, difundindo e tendo adeptos. Na França, a figura de Allan Kardec é a principal dos arraiais espiritistas. Léon Hippolyte Rivail seu verdadeiro nome, foi um grande difusor, e propagador desta religião, Kardec escreveu vários livros, dentre eles Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Céu e Inferno e Gênesis, livros este publicados entre os anos 1861 a 1867, ainda nesta religião herética, ele colocou a reencarnação, que é a pessoa voltar a vida após a morte até alcançar um grau elevado no espirito então para de reencarnar. Kardec fundou a Fundou A Revista Espírita, periódico mensal editado em vários idiomas. Morreu no ano 1869.
Outra religião que difunde pratica herética são Os Adventistas do Sétimo Dia.
Ainda Oliveira (2002) em seu livro nos explica sobre o Adventismo do Sétimo dia.
Religião esta fundada no século XX quando nenhuma igreja dava suma importância para a volta de Cristo, um pastor batista Guilherme Wilhiam Miller dos Estados Unidos, estado de Nova Iorque, dedicou aos estudos e pregações deste assunto Lendo Daniel 8 versículo 14, onde fala sobre os 2.300 dias da profecia de Daniel, ao estudar este pastor junta estes numeros e regressa no período de Esdras, e acreditava que Cristo voltaria no ano de 1834. Este estudo foi realizado no ano 1818, grande foi a repercussão desta da que as pessoas vendiam suas propriedades, pois acreditavam que Cristo esta prestes a voltar na Terra.
Acreditava cegamente que a data seria 21 de março daquele ano, Como já sabido o tão esperado dia da volta de Cristo não aconteceu, Millher faz uma nova expectativa e estipula nova data, que seria no dia 21 de março do ano seguinte, porem Cristo não veio novamente, frustrando assim seus 100 mil seguidores, ele faz uma nova previsão baseados em seus cálculos, que Cristo voltaria 22 de Outubro daquele ano, porem novamente Cristo não vem, Milher se desculpa e confessa seus erros.
Após este episódio alguns de seus seguidores, tiveram outa interpretação das datas de Milher, falando que ele não errou completamente, só se esquivou no tocante a volta de Cristo, não foi na Terra, mas sim no reino celestial, Milher não concorda com esta nova intepretação, mas se recolhe como um cristão temente e humilde Deus.
Além deste grupo de pessoas que deram esta nova interpretação as revelações de Milher, e a observação ao sábado, outro grupo dava mais ênfase aos dons espirituais, dentre este lideres estava Hellen Harmom depois conhecida como senhora Wite, uma respetadissima profeta no meio do adventismo.
A grande heresia desta denominação e a mais conhecida é a guarda do sábado, acreditam ele que o sábado é santo, mas a olhar a bíblia se vê que Cristo aboliu esta pratica. Divergem também dos evangélicos no tocante da alma após a sua morte, a expiação e o destino final de satanás e os ímpios.
Igrejas das Testemunhas de Jeová também adotam praticas heréticas.
Oliveira nos diz (2002) Fundada por Charles Taze Russell, nascido na Pensilvânia, Estados Unidos da América no ano de 1854, perturbado com as doutrinas de penas eternas, tornou simpatizante do Adeventismo do Sétimo Dia, como Russel tinha visões diferentes logo teve algumas divergências com lideres.
Como vivia em conflitos com as autoridades locais, escreveu algumas obras para seus discípulos, era uma pessoa de má índole, foi diversas vezes levado ao júri por maus tratos, morreu em nove de novembro de 1916, substituído pelo juiz Joseph Franklin Rutherford, o mesmo excedeu o fundador da igreja herética, criou a revista despertar, é uma igreja herética que cresce muito, pois seus membros vão a casa em casa, levando suas doutrinas, procurando cristãos de outras denominações.
Principais heresias difundidas por eles não acreditam na trindade, não acreditam na divindade de Cristo heresia esta defendida por Ario nos princípios da era patrística, não recebem sangue, pois acreditam que o sangue é alma por este motivo não doam e nem recebem o mesmo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A igreja do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nunca foi e nunca será imune aos ataques heréticos, que surgem não de fora para dentro, mas de dentro e no centro da igreja pessoas que deveriam defender a fé e a obra de Cristo às vezes abandona o primeiro amor e temor ao Senhor e enveredam por caminhos pessoais, gananciosos, soberbos, caminhos este que maculam, marcam o a igreja do cordeiro.
“Não obstante, temos muitos "doutores e mestres" entre nós, ensinando, orientando, distribuindo o verdadeiro "remédio", que é a doutrina certa, evitando que o nosso povo se intoxique com as falsas doutrinas e heresias que invadem o mundo, e sorrateiramente, a igreja do Senhor Jesus nos dias atuais”. (SILVA, 2003, p45)
A dura realidade é que muito se tem afastados do verdadeiro evangelho, por motivos elencados acima, mas a igreja em um todo deve rever sua posição e sua teologia, e fazer um feedback, e defender realmente o que Cristo sempre tem deixado como ensinamento, ensinamento este que deve ser seguido e respeitado.
Motivos estes que morreu na cruz pela humanidade, a igreja devera nas pessoas de seus lideres combater com afinco, como os pais da igreja o fizeram estas heresias enraizadas no seio da igreja, que causam um dano irreversível se não forem afrontadas e tiradas do seio da igreja.
Trabalho árduo e cansativo, muitas das vezes solitário, e incompreendido, criticado e condenado, pois tirar do conforto e afrontar pessoas de destaque e liderança, pessoas estas respeitadas e bem quista, mas que infelizmente não estão preocupados com a sã doutrina ministra e ensina para proveitos próprios.
A igreja tem um papel fundamental para com a sociedade, papel este de transformação e amor, pois é através dela que o mundo verá a Cristo, e de forma alguma ela poderá compactuar com heresias que visam lucros e desfocar a cruz de Cristo, tirando assim o real sentido do evangelho que foi a morte de Cristo na cruz por nossa remissão.
BIBLIOGRAFIA
BARBOSA, Adriel Moreira. Historia do Cristianismo, Dourados: UNIGRAN,2016/2
Bíblia Sagrada. Revista e Corrigida. Tradução: João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro, Brasil: Sociedade Bíblica do Brasil: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2003.
CHAMPLIN, R.N. Enciclopédia de bíblia, Teologia e filosofia. São Paulo: Hagnos, 2004.
LIMA, Terezinha Bazé de. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Terezinha Bazé de Lima: UNIGRAN, 2016/2.
OLIVEIRA, Raimundo de. Seitas e Heresias. Raimundo de Oliveira: Rio de Janeiro, Brasil: CPAD ,23 ed.2002
PEREIRA, Ronel Dias. Trabalho de Conclusão de Curso- TCC. Dourados: UNIGRAN, 2019/1.
SILVA, Anderson Ramos da. A Kenosis Cristológica: As implicações Soterológicas e Missiologicas do Esvaziamento Divino A Partir De Filipenses 2.7. Anderson Ramos da Silva: Trabalho de TCC, apresentado 2018, Na Faculdade Teologia pelo Unasp,Campus Engenheiro Coelho São Paulo.
SILVA, José Apolônio da. Grandes perguntas pentecostais. José Apolôlonio da Silva: Rio de Janeiro, Brasil: CPAD, 2 ed.2004.
SILVA, Anderson Ramos da. A Kenosis Cristológica: As Implicações Soteriológicas E Missiológicas Do Esvaziamento Divino A Partir De Filipenses 2.7. Kerigma, Engenheiro Coelho, n. 2, Ano5, 2º semeste de 2009. Disponível em [https://revistas.unasp.edu.br/kerygma/article/download/195/196/]. Acesso em: 1 mai. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário